segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"SÍNDROME DOS GÊNIOS"

As síndromes de Asperger e de Savant são denominadas síndrome dos gênios. É uma condição rara que normalmente afeta as pessoas que são autistas, elas têm um desempenho espetacular em uma tarefa ou habilidade determinada. Os principais sintomas são, obsessão por um assunto, interesses limitados, reações desmedidas de amor e ódio, dificuldade para interpretar sinais não verbais, como gestos e olhares, voz monocórdia, rotina repetitiva e uma grande tendência ao isolamento. Foi diagnosticado autismo leve (síndrome de Asperger) em Albert Einstein, Isac Newton e Mozart, os maiores gênios da história da humanidade.
A síndrome de savant costuma aparecer em 10% dos autistas e também em 2% das pessoas que sofrem algum tipo de dano no cérebro provocado por acidente ou doenças, pode ser congênita ou adquirida.
Pesquisadores da Universidade de Georgetown, iniciaram um estudo inovador. Tentam identificar o funcionamento do cérebro através de análise detalhada, realizada durante alguns testes que imitam jogos de vídeos.
Não há remédio específico para o tratamento de pacientes com autismo, a melhor ajuda ainda é o diagnóstico precoce.

Um comentário:

Acylina Campos. disse...

Interessante o texto que nos leva a refletirmos sobre a genialidade existente em algumas pessoas com síndromes, isso nos questiona e instiga no sentido de repensarmos sobre as habilidades dos indivíduos com síndrome e pararmos de nos ater apenas para a síndrome.
Parabéns pela escolha dos textos.
Acylina Campos