terça-feira, 20 de novembro de 2007

CONDUTAS TÍPICAS

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS


Há crianças que apresentam comportamentos voltados para si próprios, tais como: fobias, timidez, alheamento do contexto externo, recusa em verbalizar, recusa em manter contato visual, etc.
Já outras crianças, apresentam comportamento voltados para o ambiente exterior como: agredir, faltar com a verdade, roubar, gritar, falar muito, locomover-se o tempo todo, etc.
Quando estes comportamentos são manifestados, ocasionam atrasos no desenvolvimento, são as condutas típicas.
Na escola, o professor é a pessoa que observa e detecta comportamentos não adaptados apresentados pelos alunos, apesar de já serem conhecidos no contexto familiar. É importante que o professor, ao perceber esses comportamentos, registre, descrevendo objetivamente como ele se caracteriza. Esses registros têm o objetivo de contribuir para a identificação das necessidades educacionais do aluno, de modo que a escola busque respostas adequadas para seu processo de aprendizagem.
Além das providências organizativas, o professor que recebe em sua classe um aluno que apresenta esses comportamentos pode ter, como necessário, que fazer adaptações em três áreas:



Programas voltados para:



. o comportamento em sala de aula



. o ensino de habilidades de convivência social



. a educação acadêmica.





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