quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A SÍNDROME DE ASPERGER OU AUTISMO LEVE

A SÍNDROME DE ASPEGER partilha muita das características conhecidas do autismo, mas habitualmente num grau menos profundo.

DIFICULDADES NAS RELAÇÕES SOCIAIS: Ao contrário dos autistas “clássicos”, que normalmente estão ausentes e desinteressados do mundo que os rodeia, muitos “aspies” querem ser sociáveis e gostam do contato humano. Têm no entanto dificuldade em perceber sinais não-verbais, incluindo os sentimentos traduzidos em expressões faciais, o que levanta problemas em criar e manter relações com pessoas que não percebem esta dificuldade.

DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO: Os “aspies” podem falar com fluência, mas parecem não ligar às reações das pessoas com quem falam. Podem falar sem parar nem mudar de assunto, independentemente do interesse mostrado pelo seu ouvinte, e podem parecer insensíveis aos seus sentimentos.Apesar de poderem dominar a linguagem verbal, têm problemas em entender anedotas, metáforas e entoações. Normalmente falam e lêem com pouca entoação e traduzem as palavras de forma literal. Frases do tipo “o gato comeu sua língua?” ou “isso para mim é chinês”, podem não ser entendidas e conduzir a algumas confusões. Para ajudar um “aspie” a perceber o que se diz, devemos tentar manter uma conversação com frases curtas, precisas e concisas.

FALTA DE PENSAMENTO ABSTRATO: Os “aspies” podem ser excelentes na memorização de fatos e números mas têm normalmente dificuldade ao nível do pensamento abstrato.Isto é causa frequente de problemas na aprendizagem, em ambiente escolar, de matérias como o português ou filosofia. No entanto, podem ser excelentes a matemática ou geografia.

INTERESSES ESPECIAIS: As pessoas com SA desenvolvem normalmente interesses obsessivos sobre determinados assuntos, (que podem evoluir ao longo da sua idade), que lhes despertam a atenção. Normalmente os seus interesses envolvem a memorização ou ordenação de fatos sobre um assunto específico, tal como comboios, planetas ou cartas colecionáveis.Com um pouco de orientação estes interesses podem ser desenvolvidos de modo a que o “aspie” venha a estudar ou trabalhar na área do seu interesse específico.

GOSTO POR ROTINAS: As pessoas com SA não gostam de alterações ou mudanças. As crianças podem impor as suas rotinas, tais como insistir em seguir sempre o mesmo caminho para a escola. Na escola podem ficar nervosos com uma alteração no horário, ou mudança de professor.Os “aspies” gostam normalmente de ter uma rotina diária coerente e imutável. Se trabalham de acordo com um horário, um atraso inesperado, devido a um demora nos transportes ou a problemas de tráfego, podem torná-los muito nervosos ou ansiosos. Estas são as características principais das pessoas com SA, que de alguma forma podem estar presentes, mas, porque cada caso é um caso, variam muito em número e grau de indivíduo para indivíduo.

16 comentários:

Jeruza Marques disse...

Eleide,

Quero agradeçer o comentário que você fez em relação ao filme do meu blog. É importante recebermos incentivos. Incentivar é demonstrar afeto, é perceber o outro,é incluir.
Também aprendi muito lendo os textos sobre a síndrome de Aspeger.
Que bom que estamos tendo a oportunidade de aprendermos sobre um tema tão importante para o crescimento e desenvolvimento de cada ser humano e sermos melhores profissionais.

Abraços, Jeruza

Adelina Droescher disse...

Eleide querida,
Ontem consegui aprender como trabalhar na internet e hoje já li o seu texto e adorei todas as informações sobre a síndrome de Aspeger
Até sábado
Abraços Adelina.

Unknown disse...

PARABENS PESSOAL NAO CONHECIA ESTE TIPO DE SIMDROME....... ME INTERRESEI BASTANTE POR CONTA KI ESTOU FAZENDO MAGISTERIO. E ESTA QUESTAO FOI LEVANTADA.... EH UM APOIO MUITO IMPORTANTE ATE MESMO PARA CONSIENTIZAR AS PESSOAS, E PRINCIPALMENTE PROFESSORES, QUE NAO CONHECEM A SINDROME. O BLOG ENSINA COMO LIDAR COM NOSSOS ALUNOS, SEM INTERFERIR NA EDUCAÇÃO DELE,,,.
PARABENS MESMO

Sinta-se Seguro disse...

Foi muito instrutiva as suas informações sobre a síndrome de asperger, tenho muitas dúvidas sobre a conduta a ser tomada pois tenho uma filha de cinco anos que apresenta tais características, gostaria que a nobre pedagoga nos informasse qual a conduta adequada a ser tomada quanto ao tratamento para minha filha. joão José Félix Junior - Cabo de santo Agostinho PE.

Jaunpedromarques disse...

tenho uma filha de seis anos e tem autismo leve.no ano de 2012 ela vai pra escola regular.mais estou tao preocupada em relaçao ao comportamento dos demais,pois o pior das dificuldades que tenho enfrentado e o preconceito da sociedade. enclusao e apenas o primeiro passo de um longo caminho.mais c a graça de Deus vms chegar la. parabens.bjs

Urania disse...

Jaunpedromarques

Não tenha preocupação alguma relacionada a um suposto, e futuro pre conceito ou sofrimento que possa causar prejuízos a sua filha.

A causa do Autismo é desconhecida, não havendo uma causa torna-se difícil o sucesso de qualquer tratamento, terapia entre outros serviços oferecidos por profissionais da saúde mental.

Te aconselho a assistir o filme da família criadora do metódo comportamental Son-Rise.
Tenho um filho com essas caractéristicas. Considero uma criança normal como todas as outras. Eu não faço nada de diferente com o meu filho, não faria nada além daquilo que deve ser feito com qualquer outra criança.

Meu filho já pronuncia muitas palavras e apresenta evolução e melhoras signficativas.
Eu comecei a estimular a linguagem e formação de frases repetindo tudo aquilo que é dito por ele (Ele sorri demais quando faço isso)

Ao contrário do que muitos acreditam e repetem, a criança autista tem sentimentos sim, e consegue demonstrar isso com o auxilio do carinho e estimúlo por parte dos pais e responsáveis.

Por favor, assista esse filme, e acima de tudo: Ame-se e ame sua cria, nossos filhos é nosso maior tesouro.

http://www.youtube.com/watch?v=WfefbxcKrBg&feature=BFa&list=PL0540480142B44B46&lf=plpp_video

paty disse...

o boa noite me chamo patricia, e tenho duas filhas e a mais velha esta me deichando maluca pois ela e diferente das demais criança de onde moro e tem muita dificuldade na escola da turma agora no 3ano ela noa sabe ler nem escrever e nao se enteresa, ela fica muito nervoza e chuta ou quebra as coisas sem motivos normais.por favor noa tenho convenio, dependo de sus para diagnostico em minha filha, como posso fazer isso o mais rapido o possivel! ela tem 7anos e tudo começou depois dos 3anos de idade, nao sei de fato oque ela tem mas pesquizando os sintomas dela cheguei ao altismo foi o mais procimo dasdela e eu nao aguento mais ter que castigar ela por cque sinto que ela nao entende nao tem nosao.por favor pesso-lhes uma sugestao.grata

AND // Vésper disse...

Paty, você deve procurar saber se a prefeitura da sua cidade dá algum apoio a crianças com esse tipo de problema. Caso não, procure num posto médico gratuito sobre tratamentos psicológicos.

Se sua filha for de fato autista, eles vão saber dizer. Talvez seja outra coisa, pode ser até mesmo emocional. Mas se ela for, o ideal é o acompanhamento de um psicólogo, porque autismo não é doença!! É só uma maneira diferente de perceber o mundo, que resulta em reações diferentes das da maioria das pessoas.

Mas não deixe de procurar ajuda profissional! Sou professor, e vejo com meus alunos que apresentam mais dificuldade, castigar ou obrigar a fazer lição quando não quer só piora a situação. A criança pega cada vez mais raiva da escola e dos estudos.

francisco disse...

esse aspelger (autismo fraco)tem cura me responda porfavor

Leonardo Ricardo disse...

Eu não sei se estou correto, pesquisei e descobri que têm dois autismos leves, a síndrome de Asperger e a síndrome de Kanner.
Os aspies tem fala e escrita intactas e apenas tem dificuldades para se comunicar e mais tarde, querem ser mais sociáveis. Muitos aspies aprendem a falar na idade esperada, para antes e depois da idade até uns 5 ou 6 anos, por aí no máximo.
Já os kanners, os sintomas do autismo são mais perceptíveis e a fala não é intacta, podendo repetir com mais frequência do que os aspies. Os kanners apresentam uma série de dificuldades até mais perceptíveis que os aspies.
Será que estou correto?

Leonardo Ricardo disse...

A Síndrome de Asperger não tem cura para a medicina, apenas tem redução dos sintomas.

Anônimo disse...

Instrutivo.

Anônimo disse...

Instrutivo.

jessy disse...

obrigada pelo texto, foi muito utuil. pena que o vídeo no youtube do filme sugerido esta indisponível...

MOREN@MOROS@ disse...

gostaria de saber quais as melhores atividades para fazer com que um autista aprenda escrever..... pois ele ja sabe ler mas escrever n tem interesse.

MOREN@MOROS@ disse...

meu email pessoal ssilva818@gamail.com.