terça-feira, 20 de novembro de 2007

CONDUTAS TÍPICAS

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS


Há crianças que apresentam comportamentos voltados para si próprios, tais como: fobias, timidez, alheamento do contexto externo, recusa em verbalizar, recusa em manter contato visual, etc.
Já outras crianças, apresentam comportamento voltados para o ambiente exterior como: agredir, faltar com a verdade, roubar, gritar, falar muito, locomover-se o tempo todo, etc.
Quando estes comportamentos são manifestados, ocasionam atrasos no desenvolvimento, são as condutas típicas.
Na escola, o professor é a pessoa que observa e detecta comportamentos não adaptados apresentados pelos alunos, apesar de já serem conhecidos no contexto familiar. É importante que o professor, ao perceber esses comportamentos, registre, descrevendo objetivamente como ele se caracteriza. Esses registros têm o objetivo de contribuir para a identificação das necessidades educacionais do aluno, de modo que a escola busque respostas adequadas para seu processo de aprendizagem.
Além das providências organizativas, o professor que recebe em sua classe um aluno que apresenta esses comportamentos pode ter, como necessário, que fazer adaptações em três áreas:



Programas voltados para:



. o comportamento em sala de aula



. o ensino de habilidades de convivência social



. a educação acadêmica.





segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"SÍNDROME DOS GÊNIOS"

As síndromes de Asperger e de Savant são denominadas síndrome dos gênios. É uma condição rara que normalmente afeta as pessoas que são autistas, elas têm um desempenho espetacular em uma tarefa ou habilidade determinada. Os principais sintomas são, obsessão por um assunto, interesses limitados, reações desmedidas de amor e ódio, dificuldade para interpretar sinais não verbais, como gestos e olhares, voz monocórdia, rotina repetitiva e uma grande tendência ao isolamento. Foi diagnosticado autismo leve (síndrome de Asperger) em Albert Einstein, Isac Newton e Mozart, os maiores gênios da história da humanidade.
A síndrome de savant costuma aparecer em 10% dos autistas e também em 2% das pessoas que sofrem algum tipo de dano no cérebro provocado por acidente ou doenças, pode ser congênita ou adquirida.
Pesquisadores da Universidade de Georgetown, iniciaram um estudo inovador. Tentam identificar o funcionamento do cérebro através de análise detalhada, realizada durante alguns testes que imitam jogos de vídeos.
Não há remédio específico para o tratamento de pacientes com autismo, a melhor ajuda ainda é o diagnóstico precoce.